Luna a criadora do mindim

CARTILHA

CARTILHA
solicite, também em Livros de Luna Di Primo clic na imagem

Pensador

Pesquisar este blog

GRATIDÃO A TODOS QUE PARTICIPAM DA MINHA VIDA

Aqui, duas vidas se misturam e se separam ao mesmo tempo: nasci uma pessoa, apenas, e assim segui até que a escritora poetisa apareceu e se assumiu, sentou e assentou-se, tomou o seu lugar. Daí para hoje tantas águas nos banharam. Águas frescas, quentes, mornas ou pelando corpo e alma; águas frias, gélidas a nos levar à hipotermia. E assim caminhamos por estradas tantas e de tantos pisos como terra batida, terra fofa, cascalhos, pedras, piche, lama e tantos outros trechos. Quero deixar aqui minha sempre gratidão a todos que participam dessa história com visitas de tantos países, de tantos lugares, aos meus blogues. Obrigada pelas estimadas presenças. Prosperidade, amor, paz e alegria a todos, é meu desejo!

OLHA QUEM ESTÁ FALANDO DO MINDIM

INEIFRAN VARÃO

MINDIM ( como construir um Mindim )

Surge uma outra forma de expressão poética na literatura, sucinta, genial, que deixa solta a mente do leitor para criar com sua fértil imaginação e interpretação. É o Mindim ! Poema criado pela poetisa Luna Di Primo, em 2011, e que vem despertando a curiosidade de muitos poetas da grande rede.
A intenção do poema é brincar com as palavras por isso ele é o 3-2-0 e isso é igual 3 versos de ate 2 sílabas e (0), zero intensidade sonora livre, ou seja, aqui não se fala em sílaba Tônica.
Uso livre das vogais constantes nas extremidades dos versos ou seja, a vogal não tem valor de sílaba quando não acompanhada de outras letras.
Pontuação de acordo com a forma que o poeta quer conduzir o entendimento da leitura.
Não exigência sobre letra inicial do verso, maiúscula ou minúscula.
Interessante é o uso de palavras que sugerem um sentido e ampliam a compreensão de vocábulos ambientais, particulares, geográficos e etc. Não importa se acontece redundância, desvio da língua culta e demais situações contextuais. O importante é construir um poema significativo e elegante e que suscite a imaginação do leitor. Exemplo:

Mindim
é tao
tantim

tantim = referência = é tão pequeno ou pequenino, tão miúdo ou miudinho. Mensagem: O poema mindim é tão pequenino ou miudinho. Aos olhos e no sentir ficou um poeminha - que quer dizer um poema mínimo - carismático, que conquista um riso, um carinho, enfim, a simpatia de quem o ler.
Embora, composto unicamente em tres versos, com o MINDIM se pode construir verdadeiras cadeias poéticas:

(estou treinando com minhas construções... rsrs):

O mundo
pede
paz!

Paz
para
ti

Paz
para
mim

Paz
para
nós!

Mindim
é pois
Assim!

Ineifran Varão







ACADÊMICA

ACADÊMICA

ACADEMIA

ACADEMIA

Prêmio

Prêmio

Prêmio

Prêmio

PREMIO

PREMIO

Graça

Graça

super

super

premio

premio

opb

opb

clique na imagem para ver

Agua límpida @ Fonte abençoada @ Luz e Paz eu bebo


POSSO NÃO SER GRANDE MAS ESTOU ENTRE ELES

POSSO NÃO SER GRANDE MAS ESTOU ENTRE ELES.